domingo, 4 de setembro de 2016

Estádio Telstra Austrália - Naming Rigths Arena - Brasil

Relações evidenciais e práticas de exploração do espaço de arena.

   Temos poucos exemplos no Brasil do tipo de concessão conhecido como naming rights, ou  utilização temporária da marca. A associação da marca não só representa a exposição da mesma nos espaços públicos das arenas, ou seja não é uma simples ligação à construção, que de maneira geral, é monumental e recebe eventos vultuosamente expostos.

   Trata-se da ligação da ideia da marca e seu posicionamento em relação aos acontecimentos relativos, seja eventos, uso dos espaços ou venda de produtos, e para que essa identidade seja percebida. Considera-se algum tempo, normalmente tais tipos de contrato são de no mínimo 5 anos, com injeção de investimentos do concessor. Ou seja a exploração do ambiente pode ser feita de muitas formas porém com a aprovação e vantagem para o concessor.

   Outro motivo para longos contratos é que as marcas estabelecem identidade quando são lançadas em conjunto com a estrutura, uma vez definida, a mudança de tal identidade é relativamente cara e com mais obstáculos. Exemplos quase únicos no país são a Kyocera Arena do Clube Atlético Paranaense, desde 2005, e recentemente da Arena Fonte Nova e Pernambuco com a Itaipava, e Arena Corinthians em vias de fechamento com o grupo Kalunga.´

Direitos : Jes

   Os meios de exploração são infindáveis em um ambiente esportivo, porém não implica um investimento baixo, um exemplo interessante fora do eixo NBA-NFL nos Estados Unidos com grandes marcas de diferentes segmentos, é o estádio Telstra em Sidney (AUS). Mesmo com um conceito em baixa de estádios monumentais e com mais de 100 mil lugares pode ser repaginado para uso de três principais modalidades australianas, Rugby, Futebol australiano e Críquete.
 
   O conceito de exploração do estádio se baseia em receber grandes eventos e atrair jogos das seleções nacionais, além de vasta exploração dos seus 3.500 camarotes. A concessão no caso foi de 31 anos a começar por 1999, e busca o conceito de tecnologia com sistemas de digitais e fibra ótica para transmissão, além de rede de internet aberta mesmo nos arredores, lounge conectado, aplicativo próprio, a empresa de comunicação Telstra executa suas ações como estimular o envio de mensagens pelo celular que avoluma a utilização da rede da operadora, se mostrando uma estratégia muito eficiente.
Direitos: Edwin Lee

   Claramente o investimento não se mostra baixo mesmo no início, porém o retorno em termos crescimento do público total de ano para ano se mostra na casa dos 35%, e mesmo assim não representa a principal renda, o marketing envolvendo venda de camarotes comerciais, restaurantes, marcas, mensalidade dos sócios, venda de alimentos e merchandising tem grande parcela do lucro dos ambientes esportivos. O cenário esportivo é a área física nos arredores dos estádios capaz de afetar a vontade dos espectadores em termos de comparecer e retornar ao estádio para participar de um evento.(Shank, 2002)


Direitos : Dillon Gillard
   Investimentos em dólares australianos:


  • Construção 690 milhões

53 bares
12 saguões e resaurantes para sócios
124 pontos de alimentação
92 catracas com capacidade de 1.400 pessoas em cada
350 televisores


  • Dimensões:

58 metros de altura
Largura: caberiam 4 boings 747 lado a lado

Fontes:

Livro: Shank,M. Sport marketing: a strategic perspective. Nova Jersey: Prentice Hall,2002.

http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/ponto_de_vista/2013/06/06/naming-rights-risco-ou-oportunidade.html

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2016/02/1736872-raridade-no-brasil-naming-rights-batiza-26-dos-31-estadios-da-nfl.shtml

http://www.corporico.com.br/blog/naming-rights-o-que-e-e-como-funciona/

Nenhum comentário:

Postar um comentário