Os canais mais acessados nas ligações entre o esporte as pessoas são a prática, mentores, jogos ou fantasy games, o local, a mídia e o "boca a boca".Atingindo os mais diferenciados tipos de escala de relação, em termos de força e altivez dos fãs, com alguns degraus de separação entre eles começando com o grau de envolvimento chamado indiferente, passando pelo curioso, que se estende para os gastadores, os colecionadores, agregados, conhecedores e por fim os fanáticos.
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De forma autoevidente é possível notar o papel e participação de cada escalão, talvez os que se confundem em termos de definição são os gastadores e agregados. Vamos falar um pouco deles. Os gastadores são aqueles que têm disposição não somente em gastar seus recursos em jogos específicos ou uma modalidade esportiva mais relevante para o seu gosto pessoal, mas qualquer evento que envolva experiências que o dinheiro possa pagar ou estar em lugares especiais nos jogos, ele estaria disposto a ir no pós-jogo com os amigos e familiares à bares e restaurantes, e é mais propenso a gastos com entretenimento e produtos exclusivos como cachecóis específicos de uma partida.
Já no caso dos agregados, a figura representada seria de participação ativa no contato e interação com os agentes do espetáculo. É de interesse dos mesmos em estar em todas as sessões de autógrafos possíveis e ter contato com atletas em reuniões nas sedes, conhecer as relações entre clubes e jogadores. Geralmente possuem ou se filiam à fã clubes, não no caso de torcidas organizadas, e participam hoje em dia de chats e trocas de mensagens com jogadores, são uma audiência fiel e é demonstra boa recepção no contato direto com a equipe.
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Alternativas para escalar a escada de envolvimento dos torcedores:
- Investimento em fantasy games próprios ou envolvimento dos patrocinadores nos games de ligas.
- Aparecimento em eventos que são alheios ao meio esportivo para atingir em cheio torcedores curiosos e indiferentes
- Promover a imagem altruísta e humanitária, como atividades com crianças e órgãos não governamentais.
Fontes:
Ren, Kotler, Hamlin, Stoller. Escada de envolvimento dos torcedores High Visibility, 3 ed.( Nova York: McGraw-Hill, 2006), p.95.
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