segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Por que patrocinar as "omoplatas" não daria certo?

      Os clubes geram receita através da venda de determinados espaços na camisa oficial, esses espaços são limitados porém a visibilidade de tais pode ser explorada de maneiras inconvencionais.
Uma modalidade recente de patrocínio com visibilidade principalmente em entrevistas no entorno do campo de jogo, é a de exposição nas omoplatas, como costumam nomear no mercado, mesmo sendo a região da clavícula, que anatomicamente notando, é mais coerente. Teoricamente a exposição se daria de forma direcionada e com um investimento menor que um patrocínio de maior exposição e tamanho como o master, com um retorno de exposição considerável.

      Porém, mesmo levando à um questionamento à cerca de identidade, a exposição em espaços nas camisas, seguem tendência de continuar a diversificação desse tipo de patrocínio. Tendo em vista que no passado os clubes recorreram aos patrocínios externos ao futebol por empresas privadas para gerar receita em uma fase econômica decadente nos anos 70, o mesmo deve ocorrer atualmente para maximizar a dimensão dos lucros.

      Mesmo com tais fatores atuais e cenários preocupantes por vir, um exemplo a ser divulgado é o do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, que através de uma pesquisa do instituto INDEX, fechou um acordo comercial com a distribuidora de material esportivo, para fornecimento de um valor correspondente do patrocínio nas clavículas. para que não haja patrocínio na região, configurando um "não-patrocínio" como forma de valorização.

      Em outros casos a equipe prioriza a valorização do produto que tradicionalmente caso-a-caso, representa um volume menor de vendas como a terceira camisa, preferindo contratos com mais patrocinadores nesse tipo de situação.

       A inovação direcionada é importante, mas evidenciam muitos tiros no escuro com retorno financeiro duvidável para a imagem do clube, onde os patrocinadores disputam espaço, cores e destaque com o próprio emblema do clube.


Photo Credits : Guilherme Tavares /flickr.com/photos/guitavares
Termos de licença .Não responsabilidade do autor.
FONTES:
A Mancha no Manto – O patrocínio nas camisas de futebol ; Boaz Galo de Souza Sales; Universidade de São Paulo/Escola de Artes, Ciências e Humanidades.
Disponível em : http://www.fef.unicamp.br/fef/sites/uploads/congressos/vicic/40970898894.pdf
Acesso em: 01 de Agosto de 2016.

MANTOS DO FUTEBOL :Grêmio receberá pelo "não patrocínio" no omoplata da camisa.
Disponível em:
http://www.mantosdofutebol.com.br/2016/04/gremio-recebera-pelo-nao-patrocinio-no-omoplata-da-camisa/> acesso em : 01 de Agosto de 2016.



Nenhum comentário:

Postar um comentário