Pontos conectores evidentes nos Jogos do Rio2016
Os casos mais explícitos de ligação com os astros durante os jogos foram sem sombra de dúvida com Usain Bolt e Michael Phelps, com uma fortuna acumulada,basicamente vinda de patrocínios estimada em $71 milhões e $44 milhões respectivamente, ambos com feitos extraordinários e por muitos considerados sobre-humanos, essa ideia de domínio unânime é um prato cheio para o relacionamento dos fãs com o esporte e com marcas ativadas.

Usain Bolt descontraído na primeira posição dos 100m rasos. (Kai Pfaffenbach/Reuters)
Em menor escala observamos a ginasta americana, Simone Bales , que participou pela primeira vez do evento mas se mostrou uma potencial dominadora de elementos diferentes da modalidade, mas ainda está em começo de carreira olímpica e não se compara aos estrelismos de Bolt e Phelps, que respectivemente têm dois dos contratos publicitários mais lucrativos do esporte olímpico atualmente. Em uma escala maior, porém, com menos comoção a seleção americana de basquete exerce um domínio desestimulante, e em muitos casos desinteressante para o esporte, por tal, até para a modalidade os jogos olímpicos rivalizam com a liga americana NBA.
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A relação com o lugar no Rio de Janeiro, se deu em modalidades que já haviam histórico de prática como o Maracanã, Maracanãzinho, arenas de vôlei de praia e pela arena de basquete, pela forte relação do Flamengo com o basquetebol nacional. As outras praças esportivas se mostraram um ambiente de exploração para os visitantes, verdadeiros centros de fascínio.
Os pontos de relação familiar, acredito, que foram repassados por entes familiares que assistiram ao evento pela televisão nas últimas edições, já que nunca havia sido sediado na América Latina, e poucos teriam acesso ao acompanhamento in loco.
Porém é muito provável que relações familiares olímpicas e por que não, esportivas, tenham sido geradas e fortalecidas durante os jogos, pelo clima latente e boas lembranças da competição.
No quesito moeda social de troca, foi absurdamente explorado durante os jogos principalmente por redes sociais e foi difícil se manter alheio ao espetáculo que estava ocorrendo no Brasil.
A incerteza inerente ao esporte é um dos principais atrativos procurados pelos fãs, e como a oferta de modalidades e de atletas para quem torcer era absurda, ponderou como um fator de alavancagem do interesse do público, assim como o ponto da utopia de um esporte clássico disputado em moldes semelhantes aos da antiguidade, e recordes sendo quebrados, talvez essa cultura esportiva e união dos povos permaneça mais forte do que qualquer um poderia imaginar antes do evento, visto o cenário geral, que estávamos inseridos e sendo otimista, esse legado pode ser muito bem aproveitado para o melhor oferecimento do produto esportivo e do público sedento por alto desempenho.
Fontes:
Rein,I.; Kotler, P.; Shields, B.Marketing esportivo : A reinvenção do esporte à procura de torcedores, Bookman, 2008.
Infomoney , http://www.infomoney.com.br/carreira/salarios/noticia/5447777/usain-bolt-deixa-michael-phelps-para-tras-quando-assunto-dinheiro Acesso 24/08/16.
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