quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Red Bull : Ter uma equipe de corrida ou dar asas aos carros?

   A Red Bull utiliza técnicas de aproximação com o público agressivas, com claros suportes à modalidades esportivas radicais na essência do patrocínio de eventos e esportes expoentes, permanece no um imaginário dos jovens e adeptos de adrenalina atrelada à praia do esportiva.
   A fórmula 1 requer grande investimento, mas é uma modalidade que atiça os instintos dos torcedores com sucesso. Para se patrocinar uma equipe de fórmula 1 com retornos vantajosos pasta a marca é imprescindível associação de marca /equipe e longos anos de investimentos como podemos destacar o caso malboro/MC laren na década de 90, no qual a própria pintura dos carros se desenhava como se via em caixas de cigarros da época, o subconsciente ficava marcado com tal relação óbvia.


   Diante do cenário de investidores de corrida e patrocinadores a Red Bull optou por fundar a própria equipe, não só mirando sucesso esportivo, que até determinada temporada era secundário. O ''pull'' de marketing que gera até hoje para a imagem da marca, pois a estratégia do boca a boca envolvida a mídia e qualquer citação do espectador menciona a marca de forma espontânea.
A aproximação em pauta se deu nos autódromos, camarotes e beiras de pista, afinal arrancadas, ultrapassagens seriam mais emocionantes com uma bebida energética? 

   Além de poder fazer lançamentos de novos produtos por meio de um espaço exclusivo de um fórmula 1. Em campanha para o lançamento do Star Wars episódio 4, 2005, em parceria com Lucas Films, os carros e equipe foram estilizados.
Já não bastasse a pintura exclusiva, ao ver os mecanicos vestidos de Stormtroopers e o mecanico chefe de Dart Vader, os jovens se identificaram fortemente com a intenção da marca gerando mais aproximação.

   O efeito cascata do boca a boca (estratégia da marca), é medido principalmente por meio das redes sociais e eventos relacionados à marca, em sua maioria, radicais. Os investimentos em eventos universitários também são relevantes, e agregam aos jovens uma certa parceria declarada das duas partes, como a competição de carros alegóricos que são jogados ao lago, muito popular nos EUA e Europa.
   Com a exposição global da marca na fórmula 1, o patamar que a marca perseguia se posicionar se tornou evidente, e com/através do esporte se fortalece como a maior do setor.

Fontes:


Imagem 2: alamy.com

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